sexta-feira, 23 de março de 2007

Asneiras

Esta semana ficou marcada pelas palavras preferidas da boca da minha filha depois de lhe ter dado banho. Uma banho tranquilo, cheio de conversas, de porquês e de histórias do dia a dia dela.
Peguei na toalha turca e limpei-lhe aquele corpinho perfeito, um cheirinho a bebe pairava no ar.
De repente, um silêncio, profundo, um olhar penetrante, olhou-me nos olhos e disparou para o ar.
-“Caralho”
Olhei para ela de boca aberta com vontade de a repreender mas não conseguia preferir uma unica palavra. É como a minha boca tivesse ficado colada, de tão pasmado que fiquei com tal asneira dita por uma criança de 4 anos.
- Repetiu “Caralho”;“Baralho”;“Caralho”;“Baralho”.
De facto baralhou-me de tal maneira que tentei não lhe ligar para não dar importância ao assunto naquele preciso momento.
Ela seguiu para o seu quarto com um sorriso de quem fez algo que não devia fazer mas sempre com aquele orgulho ingénuo.
Respirei fundo, sai da casa de banho e vejo a mãe parada no corredor pasmada ainda a perguntar-se mas será que ouvi bem?
Mais tarde expliquei-lhe que há coisas que não se dizem, porque são feias. Mas fico contente pois até hoje não voltei a ouvir de novo esta palavra. Até ao dia…

5 comentários:

Anônimo disse...

Pasmada e furiosa... nem queria acreditar e logo quis saber com quem é que ela aprendeu aquilo, mas enfim, o melhor é mesmo desvalorizar para não se tornar a repetir!...

turbolenta disse...

Com a ida para o infantário começa o rol a ser desfiado.
Todas as palavras novas são novidade e há que "mostrar em casa o que se aprendeu na escola".
Atrás dessa outras virão!
É melhor preparar-se e a partir de agora pôr os ouvidos bem à escuta.
Mas o melhor é fingir que não ouviu.
A menos que a palavra comece a ser dita com insistência e aí vai ter de lhe dizer que as meninas lindas e educadas não dizem aquelas palavras tão feias.
E VAI COMEÇAR(SE JÁ NÃO COMEÇOU):
a história dos porquês.
Tudo quanto lhe diga ela pergunta: porquê??
Mas é uma idade muito gira!
Ah...
Faça filmes .
Mais tarde ela vai adorar ver como brincava, falava, o que vestia, etc..
bom fim de semana

Sílvia disse...

é normal que muitas vezes eles associem umas palavras às outras.

Na minha sala...nas rarisismas vezes que alguma crianças profere uma dessas palavras dogo-lhes:

Por exemplo "puta"... "queres fruta? Pera, maça, banana..."lol

Nao se deve valorizar nem mostrar que se ficou furioso como eu fico :)

são fases...

Anônimo disse...

Bem as crianças tem essa capacidade de nos surpreender a qualquer minuto.
Mas explica-se elas compreender a maneira delas.
Bem é engraçado descobrir que os nossos filhos já saem um pouco dos nossos domínios.
Mas estão na idade de brincar e achar graça a tudo.

Miss Alcor disse...

eheheheh! Não pude deixar de rir com este post!
A ingenuidade das crianças é sempre uma coisa que me surpreende!
Ainda um destes dias a minha primita perguntou-me: Olha, recebi um mail e dizia que as palavras mais difíceis de dizer são Amo-te, Desculpa-me e Explica-me e eu não percebi porquê! Olha como é fácil dizer... e toca de me repetir as palavras até à exaustão! Brilhante!