quarta-feira, 28 de março de 2007

Liderança entre hormonas - OCITOCINA vs.TESTOSTERONA


"Os homens têm um poder de decisão no curto prazo que os leva a resolver problemas na hora. A mulher tem uma decisão mais no longo prazo. E as empresas estão a aproveitar cada vez mais isso para ligar homens e mulheres nas chefias."
Tanto as Mulheres como os Homens têm o mesmo potencial de ser líderes em qualquer área, só precisam é de encontrar um certo equilíbrio dentro de si mesmo. A mulher pode ter o lado masculino aguçado e não ser uma boa líder, mas pode ser poderosa. O homem pode ser um péssimo líder por ser fraco e afectivo e, ao mesmo tempo, ter firmeza para comandar as "tropas". De facto um bom líder tem que ter habilidade para mudar o seu ponto de vista, já diz o provérbio que "A ocasião faz o ladrão".
Qualquer pessoa de sucesso aprende a se tornar aberta a mudanças depois de cometer um erro. Nisso os homens são muito rígidos e as mulheres, mais adaptáveis. Mas alguns homens podem ser femininos, e algumas mulheres, bastante masculinas. É preciso encontrar o equilíbrio e é isso que traz a liderança. Um dos requisitos para ser um bom líder é manter um relacionamento pessoal saudável dentro do local de trabalho.
Talvez haja muitas diferenças entre homens e mulheres. Mas uma delas é a mais importante: Chama-se COMUNICAÇÃO. Sabiam que quando as mulheres discutem um problema gostam de falar sobre ele muito mais que os homens. Então, quando estão reunidas, elas conversam bastante, porque falar sobre o problema e ouvir o que todas têm a dizer, estimula a produção de uma hormona chamado ocitocina. Está cientificamente testado que a mulher precisa desse hormona dez vezes mais que o homem e que reduz significativamente o stress no organismo feminino.
No homem, a ocitocina não age da mesma forma. O corpo do homem é mais dependente de outra hormona: A maldita testosterona que diminui o stress no corpo masculino.
Os homens precisam de aproximadamente 30 vezes mais testosterona que a mulher para se sentir bem, portanto joguem muitos videojogos e vejam muito futebol. É que produzir testosterona ajuda a resolver problemas (ás vezes).
Isto tudo para dizer que se o homem tem de esperar para resolver um problema, a testosterona baixa e o stress aumenta. Essa é a maior diferença entre homens e mulheres. E no ambiente de trabalho, isso pode causar conflitos, pois enquanto as mulheres querem discutir o problema, os homens querem solucioná-lo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Homens e mulheres são diferentes (ponto).
Seja no trabalho, seja noutra coisa qualquer homens e mulheres têm formas de reagir diferentes às diversas situações da vida e não me parece que as diferenças sejam só hormonais, porque as hormonas não nos fazem olhar para as coisas de forma diferente, não nos fazem pensar de forma diferente... apenas as reacções são diferentes! Mas continuas na tua procura constante de perceber as mulheres e neste caso em encontrar diferenças entre homens e mulheres, e neste último caso há algumas que são óbvias... isto é que é persistência!!
Amo-te

turbolenta disse...

Bem.
Sempre em busca de informação O mais "científica" possível para explicar as grandes diferenças entre eles e elas.
Gostei.
Contudo, acho que há muitas coisas que nunca ninguém vai conseguir explicar, por muito que se dedique à pesquisa.
Porque é que, por exemplo.
elas se enervam mais que eles?
gritam e falam mais alto que eles?
Não conseguem estar tempos infinitos sentadas a ver futebol,(sem verem, ouvirem ou cheirarem mais nada)?
Porque é que (está provado) têm menos acidentes e com menores consequências?
Porque??
Porque?
Porque...cada pessoa é um caso... creio não ser muito correcta a explicação científica para todos os casos.
bom resto de semana

Marta disse...

Homens e Mulheres podem ou não ser lideres. Mais do que uma questão de aptidão, parece-me uma questão de sociedade, que felizmente vai aceitando melhor uma Mulher num lugar de destaque e de poder!

GK disse...

Ah!!! Eu sabia que havia uma explicação científica!!! LOL

Bj.