quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Felicidade



Felicidade!

Tanto se fala neste tema e tão pouco sabemos como conquistar e como defini-la. Qual é a receita?

Não será a procura da felicidade uma utopia?

A felicidade é diferente para cada um.
A felicidade é sermos felizes não é fingirmos perante os outros que o somos.
A felicidade é saber fazer as outras pessoas felizes, independentemente da nossa situação actual. Dividir problemas e pesares é ter metade de uma aflição, mas felicidade quando compartilhada é ter o dobro da felicidade.
Felicidade é poder contar todas as coisas que temos e que o dinheiro não pode comprar.

Se avaliarmos as felicidades de um modo geral podemos dizer que que para uns é ter dinheiro e tudo o que ele pode comprar, para outros, é muito mais profundo e que dinheiro algum pode comprar.
O que podemos e devemos fazer é começar a identificar quais são os obstáculos que o impedem de se sentir feliz. Como todos somos diferentes á variadíssimas situações como por exemplo pode ser a não aceitação de si mesmo, a procura da aprovação dos outros, a baixa auto estima, a falta de perspectiva, a falta de emprego, mas pior que isso são os casos e são muitos que nem sequer sabem o que os fariam felizes.

Foi buscar um texto que pode ajudar na procura da felicidade:

"Liberte-se da necessidade de condicionar sua capacidade de ser feliz.

Primeiro identifique tudo o que deixa triste, insatisfeita, infeliz. Escreva, faça uma lista, não importa se ela for enorme.

Depois faça outra lista, escreva o que depende somente de si para modificar cada situação. Evidentemente, você não poderá mudar o que depende de outras pessoas, mas poderá mudar sua maneira de reagir a cada situação que o incomoda. Pode ser que você viva ao lado de pessoas que a magoam, a critiquem a todo o momento, que te desprezam, que não consideram seus sentimentos e nem respeitam suas necessidades, e muito menos valorizam tudo que faz, dessa forma fica realmente difícil encontrar a paz interior.

Se possível, afaste-se de pessoas que só conseguem extrair a sua energia e que façam-na sentir que não tem nada de bom para oferecer. Não acredite nisso, pois todos têm algo bom e você também tem. Nunca coloque seu valor enquanto pessoa nas mãos de ninguém. Saiba valorizar cada conquista que fizer, aprenda a reconhecer e celebrar tudo que nos faz crescer, evoluir.

Feitas as duas listas, pense em propostas para amenizar cada situação, você só pode mudar aquilo que depende de você, ou no máximo, aquilo que o outro também está disposto a mudar para melhorar uma situação ou uma relação, do contrário, poderá continuar esperando e se frustrando.

Há pessoas que simplesmente não se permitem ser feliz. Nesse caso, é preciso identificar as causas. Mas lamentar-se ou colocar-se no papel de vítima de nada irá adiantar, muito menos colocar a sua vida não mão do outro. Você é responsável por si mesmo, inclusive por ser feliz! Cada um deve entender que precisamos de muito pouco para sermos felizes. E está tudo dentro de nós."


Como puderam ler a felicidade é uma sensação de bem-estar, de equilíbrio, paz, harmonia, que não é possível ganharmos na roda dos milhões, comprar na lojas dos 300, é uma conquista diária de esperança e por vezes algum sofrimento. Todos temos de acreditar que merecemos ser felizes e a própria esperança é sempre ir de encontro á felicidade. É como a história da Boa Sorte, temos de criar oportunidade á boa sorte e não esperar que as coisas nos venham cair na palma da mão. Porque isso acontece a poucos.

Nenhum comentário: