quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Silêncio Masculino


O maior desafio para uma mulher é interpretar e apoiar correctamente um homem quando ele não está a conversar. O silêncio é mais facilmente mal interpretado pelas mulheres do que pelos homens.
As mulheres precisam de perceber que quando um homem está silencioso, está a dizer:"Ainda não sei o que dizer, mas estou a pensar nisso". Em vez disso, o que elas ouvem é:"Não estou a responder-te porque não me importo contigo e vou ignorar-te. O que me disseste não é importante e por isso mesmo não respondo".
A mulher interpreta mal o silêncio de um homem. Dependendo de como se está a sentir naquele dia, ela pode começar a imaginar o pior. Quando um homem está em silêncio é fácil para uma mulher imaginar o pior porque os únicos momentos em que uma mulher ficaria em silêncio seriam quando ela acabasse de dizer alguma coisa muito lesiva ou quando ela não quizesse falar com uma pessoa porque já não confiava nela. Não é de admirar que as mulheres se sintam inseguras quando um homem de repente fica calado!
Ao compreender a caverna de um homem, a mulher pode aprender a interpretar correctamente o silêncio dele e responder a isso. As mulheres precisam aprender que quando um homem está aborrecido ou com stress, pára automaticamente de falar e vai para a sua "caverna" para resolver as coisas. Precisam de aprender que não é permitido a ninguém entrar nessa caverna. Esta lição é difícil para a mulher. Como se importa com o homem, a mulher quer entrar na caverna e oferecer-lhe ajuda. Mais do que isso, ela admite com frequência e erradamente que se lhe pudesse fazer mais perguntas sobre o seu estado e se fosse uma boa ouvinte, ele seria capaz de se sentir melhor.
Isto ainda aborrece mais os homens. Por instinto, quer apoiá-lo da mesma maneira como ela gostaria de ser apoiada. As suas intenções são boas, mas o resultado é contraproducente.

(Excerto do livro "Os homens são de Marte e as mulheres de Vénus" de John Gray)